DIAGNÓSTICO DE RISCO AVIÁRIO EM AERÓDROMO DE ÁREA MEGADIVERSA DO PERÚ
Resumo
A presença de aves nos aeroportos e seus arredores é muito perigosa para a aviação civil e militar pelo risco de acidentes. Um programa de controle e monitoramento de aves de sucesso deve resultar de avaliações específicas feitas em cada local em particular. O objetivo deste trabalho é fazer um diagnóstico, por meio de um novo método, do risco aviário em um aeroporto localizado na Amazônia peruana, e avaliar possíveis medidas de controle no médio e longo prazo. Foram realizadas amostragens continuamente de 5 minutos de observação, em 4 setores do aeródromo, durante 3 dias consecutivos em outubro de 2009 (504 amostras com 3 replicação). Em cada setor registraram-se locais atrativos, atividades de alimentação, voo, descanso e nidificação; e estimou-se a altitude de voo das aves em dois estratos: menos e mais de 50 metros. Classificaram-se as espécies e/ou grupos de acordo ao grau de risco potencial à navegação aérea, por meio do método chamado IERA (Índice de Avaliação de Risco Aviário). Os grupos de espécies de maior risco à navegação aérea foram: urubus, papagaios, andorinhas e maçaricos, representando 66% da abundância média das aves. Estes utilizaram diferencialmente setores do aeroporto e tiveram diferentes padrões temporais de atividade e diferenças no uso do espaço aéreo. O IERA funciona eficientemente como ferramenta de diagnóstico de espécies de aves que trazem risco potencial à navegação aérea. Foram recomendadas diferentes técnicas passivas e ativas para o controle de aves no aeródromo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFA Revista Conexão Sipaer está licenciada na Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.