Revista Conexão SIPAER

A Revista Conexão SIPAER (RCS) é uma publicação científica, eletronicamente editada com o apoio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), que tem o objetivo de promover a disseminação de informações técnico-científicas produzidas por pesquisadores e profissionais envolvidos com ciências aeronáuticas e outras áreas correlatas à segurança de voo.


A RCS representa um canal para a submissão de artigos de forma a integrar pesquisadores acadêmicos e colaboradores que trabalham no setor aeronáutico, estimulando a geração de conhecimento de acordo com as Diretrizes para Autores.

A "Equipe Editorial da RCS" é formada pelo Conselho Editorial, Editor Científico, Editora Gerente, Editores de Seção, Layout e Normalização, Revisores de texto e Suporte Técnico, incluindo pessoal especializado e de notório saber nos setores de aviação civil e militar, além de pesquisadores de instituições científicas brasileiras e internacionais. Os membros da equipe são escolhidos por seus níveis de treinamento e de desempenho, contando com profissionais de universidades, institutos de pesquisa, empresas aéreas, organizações civis e militares relacionadas à aviação. As áreas de interesse da RCS são descritas na seção "Foco e Escopo", no menu SOBRE, e todos os artigos submetidos são avaliados pelo processo "duplo-cego", exceto aqueles que sejam submetidos à Seção de Traduções ou a Notas de Pesquisa.

Notícias

 

Manual de Orientações para a Investigação da Fadiga Humana em Ocorrências Aeronáuticas

 
O presente Manual de Orientações visa atualizar a metodologia para a investigação da fadiga humana em ocorrências aeronáuticas publicada em capítulo à parte no Guia de Investigação da Fadiga Humana em Ocorrências Aeronáuticas (CNFH, 2017) [7]. Com isso, pretende-se produzir um documento com abordagem operacional que possa descrever de forma sucinta e objetiva quais são os principais aspectos a serem avaliados em ocorrências aeronáuticas em que o fator humano possa ter contribuído. Neste contexto, desenvolveu-se a presente metodologia levando-se em conta as recomendações constantes no DOC n° 9966 da OACI [8], bem como as práticas investigativas adotadas por outras agências como o National Transportation Safety Board [9] e o Transportation Safety Board [10].  
Publicado: 2021-12-30 Mais...
 

Aviso: Revista Conexão SIPAER vol. 11 nº 2 set/dez 2021

 
Disponível novo número da Revista Conexão SIPAER.  
Publicado: 2021-12-30 Mais...
 

Aviso: Mudança de endereço eletrônico

 
conexaosipaer.com.br  
Publicado: 2021-04-29 Mais...
 

Plágio e autoplágio - algumas informações

 

Caros autores,

Sugerimos a leitura deste link que versa sobre um assunto muito importante na área científica.

 
Publicado: 2015-11-02 Mais...
 
Outras notícias...