SERA E HFACS: DOIS SISTEMAS PARA ANÁLISE E CLASSIFICAÇÃO DO ERRO HUMANO EM ACIDENTES E INCIDENTES AERONÁUTICOS
Resumo
Com o constante aumento da confiabilidade da tecnologia aeronáutica, as falhas que ocorrem devido a equipamentos ou materiais são cada vez mais raras e as principais causas de acidentes são atribuíveis, hoje em dia, ao ser humano, conforme dados do “National Transportation Safety Board” (NTSB). Assim, a habilidade para investigar, classificar e detectar os fatores humanos, que se encontram na origem de acidentes e incidentes, passa a ter importância central no esforço de se evitar recorrências ou ainda no estabelecimento de defesas, de modo a impedir que os “erros humanos” se repitam ou se propaguem. Observa-se que, atualmente, existe uma tendência na utilização de modelos baseados na abordagem organizacional para análise e investigação de acidentes e incidentes aeronáuticos. O objetivo deste trabalho é apresentar uma ferramenta que permita fazer a análise e a classificação destes erros. É apresentado para tal, o programa SERA (“Systematic Error and Risk Analysis”), que teve como objetivo inicial ajudar a preencher o sistema HFACS (“Human Factors Analysis Classification System”). Sendo um programa de fácil utilização, o SERA conduz o investigador, através de perguntas simples e diretas, à emersão das falhas ativas do operador e das pré-condições nos diversos níveis da organização. No presente trabalho faz-se também uma comparação entre os sistemas de classificação do SERA e do HFACS.
Palavras-chave
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