UTILIZAÇÃO DO MODELO DE FATORES HUMANOS (HFACS) NA ESTRUTURAÇÃO DE MAPAS CAUSAIS DE SEGURANÇA OPERACIONAL

João Alexandro Braga Maciel Vilela, Rodolfo dos Santos Sampaio

Resumo


O aprimoramento de ferramentas prospectivas que auxiliem as atividades de prevenção pró-ativa de ocorrências aeronáuticas demanda a utilização de técnicas objetivas que também considerem as interações entre os fatores de risco presentes no contexto de segurança operacional em aviação. Estudos indicam que as inter-relações de causa-e-efeito que caracterizam um sistema complexo, como é o de aviação, podem potencializar o risco de danos e que as influências podem ser capturadas por meio de adequadas técnicas de mapeamento causal. Este trabalho amplia a análise sobre o tema, avaliando a interação entre os fatores de risco e as barreiras de defesa do contexto operacional do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), considerando os fatores de risco definidos pelo Modelo de Fatores Humanos (Human Factors Analysis and Classification System – HFACS). O estudo conclui que a estruturação de Mapas Causais de Segurança Operacional - MCSO, baseado no modelo HFACS, aporta benefícios à técnica de mapeamento causal, uma vez que permite organizar os fatores de risco e as barreiras de defesa de acordo com a realidade abordada no modelo do acidente organizacional de Reason. Nesse sentido, verifica-se que o aprimoramento de técnicas de estruturação da segurança, fundamentada na natureza prospectiva do mapeamento causal, amplia a capacidade de prevenção pró-ativa com instrumentos objetivos, contribuindo para o aperfeiçoamento da gestão de segurança operacional no IPEV.


Palavras-chave


Ensaios em Voo; Gerenciamento da Segurança Operacional; HFACS; Mapas Causais

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ISSN: 2176-7777
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