O GERENCIAMENTO DA FADIGA DE VOO NO ÂMBITO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA: UMA NOVA ABORDAGEM
Resumo
A pesquisa investigou os fatores inopinados que afetaram o gerenciamento da fadiga de voo das missões aéreas fora de sede, executadas pelos tripulantes do Terceiro Esquadrão do Grupo de Transporte Especial, no período compreendido entre agosto de 2008 e agosto de 2009. A abordagem quantitativa e qualitativa foi estabelecida por meio da obtenção de informações e dados relativos ao período selecionado para o estudo e comparada com parâmetros definidos pelo órgão civil brasileiro especializado em atividade aérea. Os dados foram analisados com base na teoria de gerenciamento de processos e na ferramenta gerencial da Estrela Decisória. Foram examinadas todas as Ordens de Missão executadas pelo Esquadrão, estabelecendo a ocorrência e a natureza de fatores inopinados em cada jornada de voo, associando-os com suas causas. O trabalho permitiu concluir que o gerenciamento da fadiga de voo é regulamentado por uma legislação do Comando da Aeronáutica, e foi afetado em 8,3% das jornadas de voo executadas, correspondente a dez ocorrências, sendo que em nove destas o fator inopinado ordem superior esteve presente.
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