NOTECHS: UM MODELO DE AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES NÃO TÉCNICAS ATRAVÉS DE INDICADORES COMPORTAMENTAIS

Monica Lavoyer Escudeiro

Resumo


O desempenho efetivo de indivíduos e equipes nas atividades aéreas pressupõe o domínio tanto das habilidades técnicas quanto das habilidades não técnicas. Este artigo se refere ao termo habilidades não técnicas como as habilidades cognitivas, sociais e de autogerenciamento, que complementam as habilidades técnicas dos trabalhadores, e contribuem para a segurança e para o desempenho eficaz de tarefas. Incluem competências tais como tomada de decisão, gerenciamento da carga de trabalho, comunicação em equipe e consciência situacional. O desenvolvimento de metodologias de avaliação das habilidades não técnicas é fundamental para que estratégias de intervenção nos treinamentos surtam os efeitos desejados no ambiente operacional. Neste sentido, este trabalho apresenta o modelo NOTECHS, desenvolvido em 1998, a pedido da Joint Aviation Authorities (JAA). Uma abordagem descritiva esclarece a estrutura do modelo, que é baseado em quatro categorias de análise: cooperação, liderança, consciência situacional e tomada de decisão. Para se obter evidências das habilidades no cenário operacional (cockpit, simulador) o avaliador se vale da observação de indicadores comportamentais, que são considerados aceitáveis ou não aceitáveis segundo a escala de avaliação das habilidades. Finaliza este trabalho uma relação de termos e definições aplicáveis ao NOTECHS.


Palavras-chave


Avaliação; CRM; Fator Humano; NOTECHS; Treinamento

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ISSN: 2176-7777
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