JORNADA DE VOO NA AVIAÇÃO DE TRANSPORTE E A PREVENÇÃO DA FADIGA

Ricardo Gakiya Kanashiro

Resumo


O objetivo geral deste trabalho foi analisar as principaisregulamentações sobre a jornada de voo das tripulações na aviação de transporte internacional sob o ponto de vista da prevenção da fadiga de voo. Os objetivos específicos foram revisar as publicações sobre fadiga de voo na literatura científica mundial; conhecer as recomendações oficiais da principal entidade científica americana na área de Medicina Aeroespacial para mitigar a fadiga das tripulações; levantar medidas de prevenção e apresentar uma proposta de sistema para prevenção da fadiga nas tripulações da aviação de transporte militar de longo alcance. Como limitação da pesquisa, houve dificuldade de obtenção de dados sobre esse assunto no âmbito militar dos diversos países, devido à falta de publicidade das regulamentações. Entretanto, de acordo com estudiosos do tema, apesar das diferenças nas aviações, os resultados das pesquisas entre pilotos civis são compatíveis com o ambiente militar. Os dados confirmam que as jornadas de voo estabelecidas nas regulamentações internacionais variam muito nos diversos países, apesar de terem os mesmos objetivos e estarem embasadas nos mesmos parâmetros, o que demonstra a falta de critérios científicos. Por fim, é apresentado o “Checklist de Fadiga de Voo”, idealizado para ser utilizado na aviação de transporte militar de longo alcance pelo comandante da aeronave durante uma missão, a fim de assessorá-lo na decisão de interromper ou continuar a jornada.

Palavras-chave


Jornada de voo; Fadiga de voo; Medicina aeroespacial

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ISSN: 2176-7777
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