A INFLUÊNCIA DOS TURNOS DE TRABALHO NA TOMADA DE DECISÃO DOS MILITARES CONTROLADORES DO TRÁFEGO AÉREO

Franco Noce, Camila Kouyoumdjian, César Silva Santos, Patricia Rzezak, Sérgio Tufik, Marco Túlio Mello

Resumo


O objetivo deste estudo foi desenvolver uma fórmula para o cálculo do desempenho decisório, a fim de avaliar o efeito do momento (início / final) e dos turnos de trabalho (manhã / tarde / noite) na tomada de decisão dos controladores militares do tráfego aéreo. Participaram do estudo 22 (vinte e dois) controladores de tráfego aéreo, que eram, em sua maioria, sargentos, com cerca de 20 (vinte) anos de serviço e média de 8,7 anos nesta atividade. Os voluntários, por meio do equipamento “Sistema de Testes de Viena”, tiveram a sua capacidade decisória avaliada. Dois testes foram utilizados para se avaliar a capacidade decisória: o teste cognitivo e o de reações múltiplas. A avaliação, realizada nas instalações de uma base militar brasileira foi efetuada antes e após cada turno de trabalho (manhã, tarde e noite). Os dados foram processados no pacote estatístico SPSS for Windows. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo. Com base nas diversas variáveis dos testes citados acima foi criado um valor para o desempenho decisório, tendo-se verificado diferenças significativas nas variáveis “momento” (p=0,018) e “turno” (p=0,003). Os valores do desempenho decisório foram mais elevados no “turno” da noite, tanto antes do seu início (159.55 pontos) como após (153.15 pontos), do que os observados nos turnos da manhã e da tarde. Também foi verificado um efeito de interação entre as variáveis “turno” e “momento”, o qual foi tanto linear (p=0,026) como quadrático (p=0,031). Pode-se concluir que a fórmula desenvolvida se mostrou efetiva para mensurar o desempenho decisório dos indivíduos objetos deste estudo. A influência do “turno” de trabalho (manhã, tarde ou noite) e o seu “momento” (início ou final) podem afetar de forma significativa os processos decisórios. Escalas de trabalho bem elaboradas com as cargas e intervalos bem administrados podem minimizar a ocorrência de falhas durante a jornada dos controladores do tráfego aéreo.

Palavras-chave


Controladores de Tráfego Aéreo; Tomada de Decisão; Trabalho em Turnos

Texto completo:

RESUMO WORKSHOP


Creative Commons License
A Revista Conexão Sipaer está licenciada na Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

ISSN: 2176-7777
Você é o visitante número: 
Locations of visitors to this page