CLÍNICA EM PSICODINÂMICA DO TRABALHO E CRM: COOPERAÇÃO E RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

Solene Nobre Medeiros, Ana Magnólia Mendes

Resumo


Neste artigo, procura-se mostrar as relações entre CRM e clínica psicodinâmica do trabalho. Seu objetivo é indicar como a clínica em psicodinâmica do trabalho pode ser utilizada para analisar a atividade aérea e ajudar na prevenção de acidentes aeronáuticos. Para isso, apresenta-se a clínica do trabalho feita com a Unidade de Operações Aéreas do DETRAN – Uopa. Participaram das sessões 10 agentes de trânsito. Foram 10 sessões, que ocorreram no local de trabalho dos servidores, com duração de uma hora e meia em média. A análise de dados foi feita de acordo com a Análise Clínica do Trabalho, proposta por Mendes e Araújo (2012). Os resultados indicam que o trabalho de pilotar é caracterizado pela diversidade da atividade, pela complexidade da tarefa, pela qualificação requerida, pelo aperfeiçoamento permanente, pela livre escolha da tarefa, pelo lugar ocupado pela motivação e pelo exercício simultâneo de todas as potencialidades físicas, psicossensoriais e intelectuais desses profissionais. Observa-se ainda que a relação de confiança no outro e a cooperação são questões de sobrevivência, pois o trabalho é executado de forma coletiva. Mas apesar das dificuldades existentes, essa atividade é vista como fonte de prazer, de reconhecimento e de equilíbrio psíquico. A clínica do trabalho contribuiu ao oferecer à Aeronáutica um método para auxiliar na solução de conflitos interpessoais que possam comprometer a segurança de voo.

Palavras-chave


Clínica do Trabalho; Psicodinâmica do Trabalho; CRM.

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ISSN: 2176-7777
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