O PILOTO COMERCIAL E A JORNADA DE TRABALHO: O TEMPO DE JORNADA, O DESCANSO E OS ACIDENTES, ASPECTOS RELACIONADOS AO FATOR HUMANO: uma revisão de literatura

Marco Túlio de Mello, Franco Noce, Camila Kouyomdjian, Sergio Tufik

Resumo


O trabalho em turnos é uma realidade nos diversos setores produtivos da sociedade, contudo vários são os problemas causados pelo mesmo. Neste contexto destacam-se a fadiga causada pelas longas jornadas de trabalho e o conseqüente aumento do risco de acidentes. Nas aerovias brasileiras essa realidade não é diferente, sendo cada vez mais alarmantes os índices de acidentes envolvendo a aviação civil. Uma significativa parte desses acidentes está relacionada à sonolência provocada por alterações nos ritmos circadianos desses trabalhadores. A necessidade de trabalhar por muitas horas seguidas sem pausa, a longa jornada de trabalho e, principalmente, o trabalho durante a madrugada, podem afetar os estados de vigília e de desempenho dos aeronautas, em função da falta de sincronismo com a curva de temperatura corporal e também com os níveis de melatonina. O objetivo deste trabalho é, através de uma revisão de literatura, demonstrar a importância da adequação das escalas de trabalho, a fim de minimizar o risco de acidentes. As escalas devem prever pausas regulares durante a jornada, não permitindo também que o aeronauta atue por mais que 09 horas diárias, visto que o risco de acidentes eleva-se de forma significativa após a 9ª hora de trabalho.


Palavras-chave


Trabalho em turnos. Acidente. Aviação civil. Ritmo circadiano. Fadiga.

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ISSN: 2176-7777
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