O Modelo CISM utilizado pela Eurocontrol

Rebeca Albert da Mata Rezende

Resumo


Os profissionais de navegação aérea estão rotineiramente expostos a situações de risco. Eventos com potencial efeito traumático podem conduzir ao desenvolvimento de transtornos mentais nestes indivíduos. Reações físicas, cognitivas, emocionais e comportamentais resultantes de incidentes críticos podem afetar diretamente a segurança das operações aéreas, haja vista as interferências que podem afetar o desempenho profissional dos profissionais afetados. Visando lidar de modo efetivo com tais situações, diversas organizações Provedoras de Serviços de Navegação Aérea [PSNA] utilizam o Critical Incident Stress Management [CISM], que se constitui em um processo de ajuda psicológica a profissionais envolvidos em incidentes críticos. O seu objetivo é o retorno rápido e saudável do profissional à sua rotina operacional, minimizando a possibilidade de desenvolvimento do Transtorno do Estresse Pós-Traumático [TEPT]. O CISM é uma ferramenta que auxilia a segurança operacional de maneira ainda mais eficiente com o estabelecimento da ‘cultura de reporte’ na organização, dentro da filosofia de ‘cultura justa’. Pois, facilita a comunicação de ocorrências que antes não eram relatadas pelo receio de represálias (punições), além de melhorar o gerenciamento de acidentes e incidentes aeronáuticos. Este trabalho apresenta o Modelo CISM utilizado pela European Organization for the Safety of Air Navigation (Eurocontrol) como uma proposta a ser introduzida e regulada no Brasil, para a manutenção da capacidade laboral de profissionais de controle de tráfego aéreo.


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ISSN: 2176-7777
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