O processo educativo envolvido na implantação do Corporate Resource Management na Gol Linhas Aéreas Inteligentes
Resumo
Este artigo descreve como o Corporate Resource Management [CRM-Corporate] representa um processo educativo de capacitação permanente em uma empresa aérea, por meio do estudo de caso da implantação deste recurso em uma empresa de transporte aéreo regular de passageiros no período de 2009 a 2012. O objetivo é apresentar dados que sugerem maior envolvimento dos funcionários com a segurança operacional, após terem recebido tal treinamento. Neste sentido, serão apresentadas, em um primeiro momento, as fases de desenvolvimento do treinamento CRM-Corporate, baseado em um modelo andragógico de aprendizagem, moldado entre facilitadores e alunos. O treinamento foi organizado para grupos mistos de 30 profissionais e sua pertinência transpareceu nos comentários coletados após o treinamento. Além disso, observou-se um aumento na quantidade de relatórios de prevenção [RELPREV] emitidos após o mesmo. O artigo descreve como fundamentos da teoria da aprendizagem de adultos e a análise do contexto institucional possibilitam o aumento do compromisso dos funcionários em prol da segurança operacional.
Texto completo:
PDFA Revista Conexão Sipaer está licenciada na Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
ISSN: 2176-7777