Aplicação da Etiqueta de Radiofrequência e Botão de Memória na Manutenção Aeronáutica
Resumo
As aeronaves são projetadas para atender aos requisitos de aeronavegabilidade, segurança e manutenibilidade. Considerando que estes requisitos são afetados pela ocorrência de erros de manutenção, os quais estão entre os principais fatores contribuintes dos incidentes graves e acidentes aéreos ocorridos no Brasil no período de 2004 a 2013, torna-se fundamental o estudo sobre a aplicação de novas tecnologias que aumentem a eficiência dos sistemas de manutenção das aeronaves e melhorem a rastreabilidade de informações, contribuindo desta forma para o aumento da segurança de voo, e garantindo a competividade das empresas aeronáuticas. O trabalho mostra importantes aplicações desta tecnologia nas atividades aeronáuticas. Neste contexto, destaca-se o emprego de tecnologias de identificação automática AIT (Automatic Identification Technology) na gestão da manutenção, à medida que estas possibilitam o aumento da taxa e da qualidade do fluxo de informações e, por conseguinte, ajudam na redução de erros. Este trabalho tem como objetivo analisar o potencial de contribuição da tecnologia de identificação automática como uma ferramenta de melhoria do sistema de manutenção aeronáutica, por meio da utilização de etiqueta de rádio-frequência (Rfid) e botão de memória de contato (Cmb).
Palavras-chave
Etiqueta de Radiofrequência. Botão de memória de contato. Rastreabilidade.
Texto completo:
PDFA Revista Conexão Sipaer está licenciada na Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
ISSN: 2176-7777