Consequências da criminalização de acidentes aeronáuticos

Flavio Antonio Coimbra Mendonça, Daniella Baptista Maso

Resumo


Apesar de raros, os acidentes aeronáuticos custam caro às empresas envolvidas. Além dos prejuízos financeiros, acidentes aeronáuticos têm outras consequências imensuráveis, dentre elas a perda de parentes e amigos, e para as instituições envolvidas, a perda de profissionais altamente capacitados cuja formação e experiência necessárias podem levar até mesmo décadas. De acordo com a Organização de Aviação Civil Internacional – OACI (2006) –, a viabilidade da indústria aeronáutica depende de sua capacidade de prevenir acidentes aeronáuticos. O objetivo da investigação de acidentes aeronáuticos deve ser o controle do risco e a prevenção de futuras ocorrências. Com o processo de investigação direcionado a prevenção de acidentes aeronáuticos, e afastado da busca de culpados e responsáveis, a participação e cooperação dos envolvidos direta ou indiretamente na ocorrência é motivada, possibilitando o levantamento dos fatores que contribuíram para o evento. Ainda de acordo com a OACI (2006), as vantagens em curto prazo de se identificar os responsáveis ou culpados pelo acidente conflitam com as vantagens a médio e longo prazos da prevenção de acidentes aeronáuticos. O uso de relatórios e informações provenientes de instituições e organizações voltadas à prevenção de acidentes, tais como o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e o National Transportaion Safety Board (NTSB), com outros objetivos que não sejam a prevenção de acidentes e incidentes aeronáuticos, pode comprometer a qualidade do eficiente processo de investigação, com prejuízos para a segurança operacional.


Palavras-chave


OACI; SIPAER; Segurança Operacional

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ISSN: 2176-7777
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