A Representação Social dos Aspectos Comportamentais e Legais na Aviação Geral

Nathália Manso Cintra, Humberto César Machado

Resumo


O presente trabalho visa analisar a Representação Social dos pilotos da aviação geral frente aos possíveis comportamentos indesejáveis de sua chefia. Para o desenvolvimento utilizaram-se análises bibliográficas, documentais e aplicação de questionários de evocações livres com o termo indutor “Pressão Psicológica” a cento e dois (102) pilotos. Os dados foram tratados pelo software EVOC, buscando identificar as palavras mais salientes e sua hierarquização na representação, o posicionamento deste grupo quanto à ameaça e seu preparo face à pressão patronal, levando-se em consideração a formação, experiência de voo e idade. Apresentou-se também um quantitativo de pilotos “conhecidos” pelos participantes que cederam a essa pressão. Os resultados apontam que nesta aviação há uma predominância de profissionais novos em relação à idade e ao tempo de atuação na área, inexperientes em razão da quantidade de horas de voo, e comprovam que no mundo capitalista moderno o lucro se sobrepõe à segurança da operação. Isso tem levado os empregadores a explorar sua autoridade para coagir seus funcionários a realizarem voos fora das normas aeronáuticas, e muitos deles cedem a essa pressão e voam em condições desfavoráveis, seja de manutenção da aeronave, de condições meteorológicas adversas ou sob estado de estresse e/ou cansaço. A pesquisa discute as responsabilidades jurídicas do aviador e também as Representações Sociais reveladas por eles como forma de conhecimento às práticas vivenciadas, propiciando identificar a maneira como os pilotos compreendem este comportamento e os elementos que eles utilizam para orientar e justificar suas ações. Tendo como possível resultado as edificações sociais aceitas como verdadeiras e fundamentadas não em evidências, mas obtidas por meio de convenções sociais. Com isso, busca-se contribuir para a conscientização da comunidade aeronáutica sobre a importância da autoridade do aviador prevista no Código Brasileiro de Aeronáutica, uma vez que pilotos da aviação geral possuem uma relação mais direta com o patrão ou supervisão imediata.

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ISSN: 2176-7777
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