Fadiga nos Controladores de Tráfego Aéreo: Uma Realidade

Gustavo Carney Ned

Resumo


O objetivo deste artigo foi analisar a fadiga como um fator humano relacionado ao cotidiano dos controladores de tráfego no Brasil. Foram pesquisados e analisados artigos da literatura científica nacional e estrangeira através dos descritores: Controlador de Tráfego Aéreo; fadiga; turno noturno de trabalho. O turno de trabalho no período noturno evidencia a quebra do ciclo circadiano e a fisiologia normal do sono podendo acarretar fadiga. A alta demanda por segurança e a possibilidade de um erro gerar consequências trágicas torna o trabalho dos controladores de tráfego aéreo potencialmente estressante, o que pode ocasionar fadiga crônica e levar a Síndrome de Esgotamento - Burnout. Nos artigos analisados, alguns itens foram apontados como potencializadores da fadiga, dentre eles destaca-se: pouca autonomia no ambiente de trabalho, horas extras/turno extenso, conflito no trabalho, pressão familiar e baixa remuneração. Foram discutidos os resultados da Pesquisa de Qualidade de Vida no Trabalho dos Controladores de Tráfego Aéreo, iniciativa da Força Aérea Brasileira para traçar um panorama social e demográfico das demandas e recursos no trabalho dos controladores. Conhecer as potenciais causas de fadiga nos Controladores de Tráfego Aéreo cria a possibilidade do emprego de políticas e de medidas mitigadoras para esse problema, contribuindo para um tráfego aéreo mais seguro, beneficiando a sociedade em geral. São poucos os trabalhos na literatura sobre fadiga de Controladores de Tráfego Aéreo. A Força Aérea Brasileira tem preocupações com o tema, porém as recomendações propostas ainda precisam ser implementadas. Novas pesquisas são necessárias com o intuito de buscar medidas de empoderamento dos controladores de tráfego aéreo brasileiros para a manutenção da segurança aérea no solo e no ar.

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ISSN: 2176-7777
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