Ensino e Avaliação de Língua Inglesa para Controladores de Tráfego Aéreo como Requisito de Segurança em Voo

Patrícia Tosqui-Lucks, Paula Ribeiro e Souza, Natalia de Andrade Raymundo, Natália de Castro Guerreiro, Beatriz Farias Aragão

Resumo


A proficiência em língua inglesa é uma ferramenta fundamental para a segurança das comunicações aeronáuticas que envolvem o tráfego aéreo internacional. Diversas pesquisas sobre investigação de acidentes e incidentes apontam que a falta dessa proficiência e falhas humanas nas comunicações radiotelefônicas podem ser fatores contribuintes de acidentes. Para mitigar esse problema, a Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) estabeleceu requisitos para a capacitação e a avaliação de pilotos e controladores que atuam em tráfego aéreo internacional, a fim de garantir que esses profissionais tenham competência para se comunicar em língua inglesa com segurança, principalmente em situações em que seja necessário extrapolar o uso da Fraseologia Aeronáutica padrão e utilizar a língua inglesa comum (plain English). O Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), localizado em São José dos Campos - SP, é a instituição responsável pelo planejamento, desenvolvimento e aplicação dos instrumentos de capacitação e avaliação dos controladores de tráfego aéreo brasileiros em relação à proficiência em língua inglesa, a fim de cumprir os requisitos estabelecidos pela OACI. Neste trabalho, serão apresentados os pressupostos teóricos e metodológicos para a elaboração e aplicação desses instrumentos, tanto em relação à capacitação, composta por cursos e atividades presenciais e a distância, quanto em relação ao Exame de Proficiência em Língua Inglesa do SISCEAB (Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro), conhecido como EPLIS. Por fim, serão discutidas algumas soluções encontradas para oferecer treinamentos em serviço para milhares de profissionais distribuídos em diversos órgãos operacionais ao longo de todo o Brasil, por meio de um sistema de gestão da aprendizagem que se utiliza de recursos tecnológicos de educação híbrida. Serão comentados também os critérios para tomada de decisão em relação ao estabelecimento de prioridades para capacitação e para realização do EPLIS, tomando-se como base os procedimentos metodológicos aqui descritos, visando à segurança operacional.

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ISSN: 2176-7777
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