Corte de grama e monitoramento de fauna para aeroportos brasileiros: uma proposta metodológica
Resumo
Nos aeródromos, o manejo de canteiros gramados tem enorme potencial para elevar ou reduzir os riscos de colisões entre animais e aeronaves, especialmente aves. O corte de grama promove rápida disponibilidade de recursos para a fauna, como presas expostas, carcaças e sementes, afetando temporariamente a densidade de indivíduos de espécies-problema para a aviação. No Brasil, aproximadamente 50% das colisões registradas com identificação em 2014 ocorreram com quero- quero (Vanellus chilensis) e carcará (Caracara plancus), aves que têm intrínseca relação com este habitat. Entretanto, realizam- se roçagens em aeródromos sem padronização devido à ausência de procedimentos que manipulem fatores capazes de reduzir seu potencial atrativo. Neste sentido, este trabalho apresenta um desenho experimental de corte de grama e monitoramento de fauna a ser aplicado em aeródromos, elaborado com base em observações de campo e bibliografias. Essa proposta tem o objetivo de viabilizar a execução de roçagens com o menor risco de fauna associado por meio da padronização da área de grama cortada (1), do intervalo temporal e espacial entre a execução de dois cortes consecutivos (2), da altura da grama antes e após a roçagem (3). Consideramos que essas variáveis afetam a densidade de aves atraídas durante e após o corte. Com base nos dados dos monitoramentos de fauna realizados antes, durante e após as roçagens, propomos que se avalie: (1) o tempo de recrutamento das espécies-problema após o início das atividades de roçagem e durante todo o período do corte; (2) o tempo de atratividade da área roçada e; (3) o efeito da altura da grama após o corte (15 a 20 cm) sobre o recrutamento e a permanência das espécies-problema na área roçada. Espera-se que os resultados obtidos com a aplicação sistemática desta proposta permitam o planejamento de cortes de grama em aeroportos no Brasil e a evolução de novas abordagens locais.
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ISSN: 2176-7777