Abordagem STAMP aplicada à Análise de Acidentes na Operação Civil de Aeronaves no Brasil

Idoaldo José de Lima, Marcelo Santiago de Sousa, Ariosto Bretanha Jorge, Rogerio Frauendorf de Faria Coimbra, Carlos Henrique Netto Lahoz

Resumo


A metodologia tradicional promovida atualmente pela OACI é baseada no modelo de Reason, que considera o acidente como um resultado do encadeamento de eventos falhos, responsável pela perda do sistema. Uma nova metodologia, Systems Theoretic Accident Model and Process (STAMP), foi proposta pela Profa Nancy Leveson (MIT) e refuta as suposições utilizadas na aplicação do modelo de Reason. Baseado na teoria de engenharia de sistemas, esse novo modelo trata o acidente como o resultado de interações entre os componentes do sistema que violam as restrições do próprio sistema, e não mais o simples encadeamento de falhas nos componentes. Estudos publicados pela comunidade internacional avaliaram a abordagem STAMP como alternativa complementar à análise de ocorrências na aviação. Esse trabalho propõe uma aplicação direta da abordagem STAMP na análise de acidentes aéreos na operação civil brasileira de aeronaves. Aplicado à realidade nacional, esse estudo busca contribuir com a validação desse modelo no suporte à análise de acidentes aeronáuticos no Brasil. Para tanto, é utilizado como exemplo um acidente aéreo, cujas recomendações ocasionaram impacto no sistema de operação de aeronaves no país. As recomendações da análise produzida apontam resultados semelhantes aos do modelo tradicional, mas também resultados complementares diferenciados e mais abrangentes, diretivos de implementação para o aumento da segurança no sistema. Nesse contexto, o método constitui uma ferramenta eficaz na análise de falhas e na compreensão dos problemas nos diversos níveis do sistema em questão.

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ISSN: 2176-7777
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