Avaliação de Diferentes Alturas de Grama para Controle de Aves em um Aeroporto Brasileiro
Resumo
A gestão da altura de grama é uma ferramenta importante como estratégia de prevenção contra riscos de fauna em aeroportos. Alturas diferentes e a composição de espécies da vegetação podem atrair um grupo variado de espécies, de maior ou menor risco, para este tipo de ambiente. Portanto, o objetivo deste estudo inclui a caracterização das espécies que compõem a cobertura vegetal do Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek e comparar a atividade de aves potencialmente perigosas em três padrões de gestão de grama na área operacional de um aeródromo brasileiro. Testamos três alturas e tratamentos de roçagem: HF (grama alta e alta frequência de roçagem), LI (grama baixa e roçagem não frequente) e LF (grama baixa e roçagem frequente). Todas as análises foram feitas separadamente para espécies de aves que apresentaram o maior risco em potencial: o Quero-quero Vanellus chilensis, o Carcará Caracara plancus, e os dados coletivos de outras espécies de risco. A abundância de espécies de aves foi comparada utilizando GLMM na base de dois fatores: (1) tratamento de altura de grama e (2) com a roçagem/ sem roçagem. Nossos resultados confirmaram que a altura de grama acima de 30 cm é eficiente em desencorajar a presença de aves de risco em aeródromos brasileiros. Apesar do fato que as estratégias de manejo de altura de grama devem ser estabelecidas de acordo com as características locais, de forma geral aeroportos tropicais podem se beneficiar deste resultado e testar se essa altura é apropriada para o manejo de suas espécies de risco. Mesmo assim, para o manejo da grama funcionar de maneira eficiente em ambientes de aeroporto esta estratégia deve ser completamente integrada nas operações do aeroporto e nas atividades de planejamento.
Palavras-chave
Manejo de fauna. Altura de grama. Colisão com fauna, Vanellus chilensis. Caracara plancus.
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ISSN: 2176-7777