Análise da Aplicação dos Conceitos de Corporate Resource Management (CRM) Nas Missões de Resgate Aeromédico no Grupamento de Radiopatrulha Aérea João Negrão (GRPAE)
Resumo
Nas missões de resgate aeromédico do Grupamento de Radiopatrulha Aérea João Negrão (GRPAe), a tripulação é composta por militares e civis, todos com função a bordo durante todas as fases das missões. Essa configuração mista, civilmilitar, é pouco usual nos serviços de resgate aeromédico, e supõe-se que ela possa gerar dificuldades operacionais, principalmente em relação à aplicação dos conceitos de CRM. Nesse estudo, são propostas uma análise da aplicação dos princípios do CRM nas operações de resgate aeromédico do GRPAe e da influência da composição da tripulação nessas missões. Esse trabalho foi realizado através da aplicação de um questionário aos tripulantes das missões aeromédicas do GRPAe, com a análise das respostas obtidas. Foi realizada também uma análise dos Relatórios de Prevenção (RELPREV) relativos às missões aeromédicas. Dos 115 tripulantes cadastrados, 76 acessaram a pesquisa, sendo que 70 responderam o questionário de forma completa. Das respostas obtidas, 44% do total de tripulantes tinham seu treinamento desatualizado ou ainda não o tinham realizado. Dos participantes, 79% alegaram que essa peculiaridade é benéfica por vezes ou sempre benéfica, 16% a classificaram como indiferente, e apenas 5% consideraram a tripulação mista civil-militar como sendo prejudicial. As respostas obtidas no questionário evidenciaram que os tripulantes consideram que os preceitos do CRM são aplicados corretamente nas missões de resgate aeromédico, e que a presença do médico civil não é percebida como sendo prejudicial à aplicação dos conceitos preconizados pelo CRM. Apesar da importância dada ao treinamento em CRM, muitos dos tripulantes das missões de resgate aeromédico do GRPAe ainda não o possuem ou estão com esse treinamento desatualizado.
Palavras-chave
Resgate Aeromédico. Corporate Resource Management. Helicóptero.
Texto completo:
PDFA Revista Conexão Sipaer está licenciada na Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
ISSN: 2176-7777