Perigo aviário em aeroportos do nordeste do Brasil: análise das colisões entre aves e aviões entre os anos de 1985 e 2009

Weber Galvão Novaes, Martin Roberto Del Valle Alvarez

Resumo


Colisões entre aves e aviões é um problema para a aviação em todo o mundo. O resultado é um prejuízo anual estimado em bilhões de dólares, perda de centenas de aeronaves, além da morte de cerca de 350 pessoas. Com o objetivo de avaliar esta situação no Nordeste do Brasil, nós analisamos as colisões ocorridas entre 1985 e 2009 utilizando o banco de dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos - CENIPA. Os resultados deste trabalho mostram que o Aeroporto Internacional Augusto Severo de Natal, RN, teve o maior número de colisões no período avaliado. O maior risco de colisão com aves ocorreu no Aeroporto Jorge Amado de Ilhéus, BA. Urubus, corujas, quero-queros, gaviões e caracarás foram as aves que mais se envolveram nesses incidentes nos aeroportos analisados. A maioria das colisões com urubus ocorreu na fase de aproximação. Incidentes com gavião ocorreram com mais frequência na fase de circuito de tráfego e em descidas, enquanto corujas, quero-queros e caracarás foram mais frequentes nas fases de pouso e decolagem. Os componentes das aeronaves mais afetados foram asa e motor. A maior concentração de incidentes ocorreu nos períodos da manhã e tarde para todas as aves, com exceção das corujas, que ocorreram com maior frequência durante a noite e madrugada. O crescimento do tráfego aéreo e a expansão desordenada das áreas no entorno dos aeroportos podem ser as principais causas deste problema. Métodos como o controle de alimento disponível dentro e nas aéreas próximas dos aeroportos e a alteração do habitat para reduzir a atração às aves são as medidas mais eficientes para amenizar o problema.


Palavras-chave


Aviação; Aves; Colisões; Perigo aviário; Segurança Operacional; Urubus

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ISSN: 2176-7777
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