Análise dos Fatores Humanos Envolvidos no Acidente do Voo 801 da Korean Air

Hudo de Oliveira Alcoforado, Bruno Mendes Nogueira, Lucas Elya Piana Giordani, Sérgio Ricardo de Freitas Oliveira, Mário Henrique Araújo Maia

Resumo


Após um acidente aeronáutico, várias indagações surgem nas primeiras horas e nos dias subsequentes e sempre uma pergunta aparece: onde foi que o piloto errou? No que tange aos fatores contribuintes, as estatísticas indicam o erro humano como fator preponderante para com as causas do acidente, porém, em relação à tecnologia, os complexos sistemas automatizados estão cada vez mais seguros, surgindo então teorias que sinalizam que os sistemas seriam mais confiáveis se não fossem gerenciados por pessoas, que trazem “imperfeições” para o sistema. Sidney Dekker cita a teoria do erro humano conhecida como Bad Apple, teoria que coloca o ser humano como sendo as imperfeições inseridas em sistemas complexos e que relata a necessidade de proteger o sistema das pessoas adicionando regulamentações, tecnologia ou colocando o homem apenas como mero administrador. Porém, quando se foca no erro em si, não se muda as condições que o possibilitaram e não se atinge o intuito da investigação: aprender com a ocorrência para evitar sua reincidência. Em uma investigação aeronáutica, um passo fundamental é entender que o erro humano é um sintoma, nunca a causa do acidente. Ele nunca é aleatório e está sempre conectado às ferramentas e ao ambiente em que as pessoas operam. Estes entendimentos elucidam e resumem a visão do erro humano em que a investigação não deve focar somente na interação do homem com a máquina e suas falhas, mas também nas características organizacionais da operação. O presente artigo tem por objetivo desvendar as nuances dessa nova visão, estabelecendo que o primeiro desafio esteja no distanciamento entre os dados e interpretação e que a facilitação desse processo ocorre com os estabelecimentos de cinco passos investigativos propostos na teoria. Seguindo os passos estabelecidos, há a correta visualização do ocorrido e surgem os padrões de falhas que possibilitaram a fatalidade. A metodologia empregada será a aplicação dessa sistemática de investigação do erro humano em um acidente já consumado, o Voo 801 da Korean Air, e comparar as recomendações emanadas do relatório final de investigação oficial com os padrões de falhas levantados segundo a teoria proposta.

Palavras-chave


Acidente Aéreo. Erro Humano. Fatores Humanos.

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ISSN: 2176-7777
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