A Questão da Segurança de Voo Durante a Sondagem Meteorológica: Um Estudo de Caso na Terminal Curitiba

Marcio Gonçalves Ramos, Silvio Araujo da Silva Oliveira, Cleber Machado de Souza

Resumo


Esse artigo busca investigar qual seria a relação existente entre o trajeto percorrido pelas sondas meteorológicas e o trajeto percorrido pelas aeronaves no espaço da terminal Curitiba. Trata-se de uma provável situação-problema que ocorre na relação entre tráfego aéreo e a meteorologia e que pode afetar diretamente a segurança de voo do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro [SISCEAB]. O artigo se apresenta como uma pesquisa quantitativa com a metodologia de estudo de caso descritivo. Conforme dados obtidos pelo sistema SAGITARIO e pela DIGICORA, foi possível perceber que as aeronaves e as sondas meteorológicas compartilham o mesmo espaço na aerovia. Em seu pior caso, existiu a distância de apenas 75 metros entre a aeronave e a sonda meteorológica no espaço aéreo. Foi concluído que: existe um intenso tráfego no aeroporto Afonso Pena e nas aerovias que cortam a terminal e a FIR Curitiba; a sonda meteorológica apresentou no mês de referência uma predominância de direção para “Leste” (90 graus) que coincide com o intenso tráfego na mesma região; a sonda meteorológica representa condição de perigo durante a sua ascensão e também no momento de descida após o seu lançamento. Como solução, sugere-se a implementação da visualização da trajetória executada pelo conjunto de voo no sistema SAGITARIO. Essa simples visualização no ambiente do controle [ACC-CW e APP-CW] poderia ser responsável por evitar uma condição de perigo através de uma colisão inesperada, pois a rota executada pelo conjunto de voo é incerta e incontrolável, e a aeronave poderá ser alertada da presença ou até mesmo desviada. Assim, o risco na segurança do voo pode ser reduzido.

Palavras-chave


Sonda Meteorológica. Cruzamento em Rota. Segurança de Voo. Tráfego Aéreo.

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ISSN: 2176-7777
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