Os Riscos de Mast Bumping por Oscilação Induzida pelo Piloto em Helicóptero Bipá Monomotor a Pistão

Diego Antônio Ortega Cunha

Resumo


Os helicópteros bipás monomotores a pistão representam uma alternativa importante na formação do piloto e no uso profissional devido a sua menor complexidade e baixo custo quando comparado a aeronaves maiores. No entanto, devido a características inerentes à operação desse tipo de equipamento, o excesso de controle por parte do piloto ou a falta de aplicação de comandos no momento adequado podem gerar oscilações induzidas que entram em conflito com as frequências naturais do helicóptero, podendo causar acidentes. Eventos de oscilações induzidas pelo piloto têm sido reportados recentemente, e o governo da Nova Zelândia colocou a operação de helicópteros bipás de um fabricante em uma lista de alerta, devido a uma série de acidentes que envolveram, inclusive, a separação do rotor principal em voo. Acredita-se que um estudo mais aprofundado sobre o assunto não só seria pertinente como necessário. O objetivo deste estudo é avaliar os riscos de mast bumping causados por oscilações induzidas pelo piloto em helicópteros bipás monomotores a pistão, discutir as técnicas de pilotagem como aspectos contribuintes para os acidentes além de propor alternativas que possam mitigar os riscos na operação.

Palavras-chave


Helicóptero. Oscilação. Risco.

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ISSN: 2176-7777
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