SISTEMAS COGNITIVOS CORRELACIONADOS: UMA ABORDAGEM PARA A ANÁLISE DO DESEMPENHO DE EQUIPES EM OPERAÇÃO DE JATOS COMERCIAIS
Resumo
A análise de sistemas cognitivos correlacionados possibilita a investigação do trabalho de equipe por meio da identificação dos padrões funcionais que emergem da interação “humano-trabalho-artefato”, tais como controle e resiliência. O objetivo deste estudo foi, pois, caracterizar o sistema cognitivo correlacionado formado por três agentes (piloto, copiloto e aeronave) e identificar fatores de impacto sobre o desempenho de equipes. A estratégia de pesquisa adotada foi a Análise de Tarefas Cognitivas, envolvendo análise de documentos, observações participantes em simulador de voo e entrevistas individuais semiestruturadas. Os resultados apontam que a operação de jatos comerciais pode ser analisada por meio das circularidades de controle da tripulação, resultando em três sistemas cognitivos: SC-A (piloto-trabalho-artefato), SC-B (copiloto-trabalho-artefato) e SC-C (tripulação-trabalho de equipe-artefato). Foi possível definir, também, 14 fatores que impactam sobre o trabalho de equipe, organizados em quatro construtos: controle operatório-sistêmico individual (consciência situacional, estratégia operatória e reserva cognitiva), controle operatório-sistêmico coletivo (consciência situacional compartilhada, comunicação e coordenação), resiliência (prevenção, adaptação, recuperação, eficácia operacional) e relações interpessoais (consciência de equipe, potência de grupo, liderança e assertividade).
Palavras-chave
Texto completo:
PDFA Revista Conexão Sipaer está licenciada na Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.