Panorama das Pesquisas sobre Inglês Aeronáutico no Brasil - Contribuições para a Segurança de Voo

Patrícia Tosqui-Lucks, Sílvia Matravolgyi Damião, Matilde Virginia Ricardi Scaramucci

Resumo


A proficiência em língua inglesa é um importante requisito de segurança, exigido pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), para as comunicações que ocorrem entre pilotos e controladores de tráfego aéreo em ambiente internacional. A expressão "inglês aeronáutico" (em inglês, Aviation English) é a denominação para essa linguagem, que compreende a fraseologia padrão e o domínio do plain English, ou seja, o uso da língua inglesa para lidar com situações não rotineiras ou de emergência, que extrapolam o previsto na fraseologia. Em que pese a relevância social dos estudos nessa área, são ainda escassas as publicações de pesquisas sobre o assunto, sobretudo em língua portuguesa. Neste artigo, será apresentado um panorama das pesquisas sobre este tema realizadas pelos membros do grupo de pesquisa GEIA (Grupo de Estudos em Inglês Aeronáutico), credenciado no CNPq desde 2013. O grupo é sediado no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) e tem composição interinstitucional, com membros oriundos de diversas universidades e de diferentes organizações ligadas a ensino de inglês para controladores e aviadores da Força Aérea Brasileira, como o ICEA, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), a Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR) e a Academia da Força Aérea (AFA). O panorama aqui apresentado inclui uma breve descrição de pesquisas já defendidas ou em fase de elaboração, que cobrem as três linhas de pesquisa do grupo: descrição e análise da linguagem no âmbito do Inglês Aeronáutico; ensino e aprendizagem de inglês no(s) contexto(s) aeronáuticos e avaliação de proficiência em inglês aeronáutico. Os estudos realizados envolvem análise e descrição do inglês aeronáutico usando procedimentos teóricos e metodológicos da Linguística de Corpus; reflexões sobre ensino-aprendizagem e avaliação de materiais didáticos, tomando por base conceitos de Ensino de Inglês para Fins Específicos; e estudos sobre Avaliação de Proficiência, trazendo diferentes perspectivas sobre o mesmo tema.

Palavras-chave


Avaliação de proficiência em língua inglesa, Comunicação piloto-controlador de tráfego aéreo, Ensino de inglês para fins específicos, Inglês aeronáutico.

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ISSN: 2176-7777
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