A importância do sensor Tubo Pitot nas aeronaves: Um estudo de caso do voo AF 447 da Air France

Rafael Ávila Moraes

Resumo


Manter uma aeronave no ar e garantir as condições favoráveis no percurso do voo envolve uma série de ações que independem dos comandantes. É uma cooperação mútua do piloto, centro de comando em terra e sensores distribuídos pela fuselagem do avião que possibilitam identificar, por exemplo, a pressão, o clima, a velocidade e a altitude. Um dos sensores que configuram este complexo arranjo mecânico e elétrico dos aviões é o Tubo Pitot. É um sensor que mede a pressão estática e total possibilitando assim, através de convenções físicas de proporcionalidade, também obter a velocidade e altura da aeronave. Neste caso, manter a eficiência e veracidade dos dados coletados pelo sensor é de extrema importância para a segurança do voo. No entanto, o acidente envolvendo o voo AF 447 da Air France evidenciou a importância do sensor que, nos relatórios finais, mostrou ter sido um dos fatores determinantes para a queda da aeronave. Neste estudo de caso foram analisadas as estruturas mecânicas, elétricas e funcionais do Tubo Pitot e quais as consequências do seu mau funcionamento em virtude do acúmulo de cristais de gelo no seu interior permitiram que o confronto dos dados coletados com a situação do voo resultasse no acidente do avião da companhia francesa. Tomar conhecimento do caso, constatar a importância dos sensores aeronáuticos e seu funcionamento promovendo a segurança faz-se necessário de forma que sejam encontradas alternativas que evitem acidentes futuros que, nesse caso, foram causados por fatores meteorológicos que diminuíram a precisão dos sensores, bem como, a eficiência do sistema de aquecimento interno do Tubo.

Palavras-chave


sensor, Tubo Pitot, acidente, Air France

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ISSN: 2176-7777
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