Identificação e Caracterização do Evento "Black Swan" em um Acidente Aeronáutico

Moacyr Machado Cardoso Júnior

Resumo


Eventos Black Swan são questões críticas na análise de risco. São eventos com probabilidade de ocorrência extremamente baixa e, em geral, descartados do processo de análise de risco. Este artigo tem como objetivo identificar e caracterizar um acidente aeronáutico ocorrido no Brasil com grande repercussão na mídia, que foi o acidente ocorrido durante o voo 1907 da GOL e do Embraer-Legacy em 2006. Após a colisão em voo, todos os ocupantes do voo 1907 morreram. O evento foi classificado como "não era um Black-Swan", "Black-Swan: desconhecido-desconhecido", "Black-Swan: desconhecido" e
finalmente "Black-Swan: não se acredita que ocorra". Os dados foram coletados por um processo de elicitação de especialistas. Os especialistas neste caso foram pilotos, controladores de tráfego aéreo e especialistas em análise de risco. Em nenhum momento o evento foi classificado como "Black Swan: desconhecido-desconhecido", o que significa que o evento acidental não foi surpresa para ninguém. O método utilizado foi capaz de atribuir uma classificação do acidente às diferentes classes. A partir
de dados extraídos por especialistas, foi possível obter uma distribuição de probabilidade de cada classe. Os resultados mostraram que em 20,8% dos casos, os especialistas classificaram o evento como "Não foi um Black Swan", em 8,3% como "Black Swan: desconhecido-conhecido, e 70,8% como" Black Swan: não se acredita que ocorra". As distribuições de probabilidade obtidas dos especialistas mostraram grande desacordo entre elas e o valor esperado foi considerado baixo, mas, as distribuições obtidas
podem ser usadas em análises de risco futuras como uma distribuição a priori em uma abordagem bayesiana.

Palavras-chave


Acidente aéreo, Análise de Risco, Black Swan, Elicitação.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
A Revista Conexão Sipaer está licenciada na Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

ISSN: 2176-7777
Você é o visitante número: 
Locations of visitors to this page