Neurocognição e o emprego de aeronaves tecnologicamente avançadas: um novo campo a ser explorado na segurança de voo

Maurício Lorenzini Coelho, Margareth Hasse

Resumo


A finalidade deste trabalho é apresentar parcela das atividades de pesquisa em desenvolvimento na Universidade Tuiuti do Paraná – UTP com a participação da Assessoria de Estudos de Segurança de Voo do CENIPA, com foco no emprego de aeronaves de pequeno porte tecnologicamente avançadas e as consequentes implicações para a segurança de voo. Os atuais estudos estão voltados para a análise bibliográfica relacionada com os processos neurocognitivos e suas relações com as novas tecnologias atualmente existentes em aeronaves tecnologicamente avançadas, na busca de compreender a interferência, ou favorecimento, dos processos sensoriais dos tripulantes em uma nova dinâmica de cabine, quando diante de sistemas automatizados embarcados e de demanda de carga de trabalho. Neste trabalho, realizado com base em estudos existentes de ocorrências aeronáuticas com aeronaves da categoria de transporte, são apresentados os mecanismos de alerta e atenção com suas características peculiares, e que são de extrema importância para a manutenção de uma condição de consciência adequada para as diversas etapas do voo. Propõe-se, assim, fornecer conhecimentos que possam ser utilizados por operadores aéreos e investigadores de acidentes aeronáuticos para a compreensão do processamento de informações pelo cérebro humano quando em condição automatizada de voo.

Palavras-chave


Neurocognição. Segurança de Voo. Automação. Tecnologia.

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ISSN: 2176-7777
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