Avifauna relacionada ao risco de colisões aéreas no Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, Brasília, Distrito Federal, Brasil
Resumo
A incidência de colisões entre aves e aeronaves tende a aumentar com o crescimento urbano. Os prejuízos causados por estas colisões envolvem aspectos materiais e humanos. Com o objetivo de estimar a situação de Brasília, foi realizado em 2009 um levantamento da avifauna no Aeroporto Internacional de Brasília. Os objetivos desse estudo foram identificar as aves presentes no aeroporto, comparar os relatos nacionais de colisões envolvendo aves com os relatos em Brasília, detectar e sugerir medidas preventivas para o local de estudo. Os censos realizados nas áreas próximas às pistas indicaram que no aeroporto de Brasília, o quero-quero (Vanellus chilensis (MOLINA, 1782)) foi a espécie mais abundante, porém a que oferece maior risco de colisões é o carcará (Caracara plancus (MILLER, 1777)). Foram detectados alguns focos de atração dessas aves para o local, como áreas para forrageamento, cupinzeiros e áreas de vegetação rasteira alta, utilizada para nidificação e refúgios. Medidas preventivas como métodos de afugentamento em situações emergenciais foram sugeridas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFA Revista Conexão Sipaer está licenciada na Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.