Redução na emissão de dióxido de carbono (CO2) através da implementação de biocombustíveis na aviação comercial brasileira
Resumo
Este artigo tem como objetivo estudar a introdução de biocombustíveis na aviação comercial brasileira, analisando os custos, viabilidade de produção em alta escala, técnicas de refino e o impacto na matriz energética nacional, bem como o impacto ambiental gerado pela plantação de matérias primas para fabricação do mesmo. Apoiando-se na análise de alguns voos de teste com aeronaves abastecidas com bioquerosene, será possível medir qual a consequência material e na performance dos motores. Através de revisão bibliográfica nota-se que o aumento na emissão de dióxido de carbono gerado pela aviação tem aumentado significativamente, e a solução mais sustentável é a troca de combustíveis fósseis por biocombustíveis, o que gera uma grande oportunidade socioeconômica para o Brasil.
Palavras-chave
Aviação Brasileira, Biocombustíveis, Dióxido de Carbono, Sustentabilidade.
Texto completo:
PDFA Revista Conexão Sipaer está licenciada na Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
ISSN: 2176-7777