Suporte psicológico no pós-acidente aeronáutico: relato de uma intervenção em uma torre de controle
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma intervenção no pós-acidente aeronáutico realizada com uma equipe de controladores de trafego aéreo de uma torre de controle. A fim de assegurar a manutenção da saúde ocupacional do controlador de trafego aéreo, bem como assinalar suas capacidades e limitações, o Corpo de Psicologia Aplicada à Segurança Operacional atua em diversas atividades, dentre elas o Suporte Psicológico no Pós-Acidente Aeronáutico. A finalidade dessa ação é favorecer que o sujeito que tenha vivenciado uma experiência traumática organize seus pensamentos e inclua estratégias de enfrentamento apropriadas à prevenção do Transtorno de Estresse Pós-Traumático [TEPT]. Participaram da intervenção uma equipe com três profissionais de psicologia capacitados e credenciados pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos [CENIPA] e Departamento de Controle do Espaço Aéreo [DECEA] e quatro controladores de tráfego aéreo presentes no momento do acidente aeronáutico. A metodologia utilizada, Critical Incident Stress Debriefing [CISD], foi realizada em grupo. Concluiu-se como resultado da intervenção que a técnica escolhida foi apropriada para o contexto, uma vez que houve diminuição da angústia dos participantes por meio da ressignificação do trauma.
Palavras-chave
1. Critical Incident Stress Debriefing [CISD] 2. Controladores de Tráfego Aéreo 3. Suporte Psicológico no Pós-Acidente Aeronáutico 4. Transtorno de Estresse Pós-Traumático [TEPT].
Texto completo:
PDFA Revista Conexão Sipaer está licenciada na Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
ISSN: 2176-7777