A influência do treinamento em situações anormais de voo de desorientação espacial

João Paulo de Sousa Silva, Thaissa Neves Rezende Pontes

Resumo


O termo ‘desorientação espacial’ refere-se à perda, impossibilidade ou incorreta determinação da orientação do piloto no espaço aéreo. A falta de informações visuais provocada por condições meteorológicas adversas faz com que o organismo priorize as informações provenientes de outros órgãos sensoriais, como o vestibular e o proprioceptivo, ambos propensos a ilusões e erros de interpretação. O objetivo do presente trabalho consistiu-se em demonstrar a influência do treinamento realizado em aeronaves reais sobre a tomada de decisão do piloto em situações anormais de voo ocasionadas por desorientação espacial. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o fenômeno do efeito startle e sua relação com a tomada decisão nessas situações. Os conceitos relacionados ao tema foram discutidos sob a ótica da história de reforçamento, ferramenta da psicologia da análise do comportamento. A partir de pesquisas experimentais, foi observado que quanto maior a fidedignidade da situação de treino em relação à situação de teste, melhor será o desempenho do indivíduo. Constatou-se, ainda, a relevância de se relacionar o efeito startle com tomada de decisão em situações de emergência provocadas pela desorientação espacial durante o voo. Percebe-se, portanto, que em campos teóricos e conceituais a correlação é viável e abre espaço para essa discussão. Verificou-se, nesse sentido, que, para diminuir a ocorrência da desorientação espacial, o treinamento de situações anormais de voo deve ser realizado também em aeronaves, e não somente em simuladores, uma vez que naquelas o corpo é exposto a condições e sensações completamente diversas das que seriam apresentadas em ambiente de simulação, complementando e sedimentando, assim, o conhecimento dos aeronautas diante da complexidade do ambiente de voo.

Palavras-chave


Desorientação Espacial. Efeito startle. Treinamento UPRT. Recuperação de situação anormal de voo.

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ISSN: 2176-7777
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