Um novo modelo para submissão de Ocorrências Aeronáuticas
Resumo
Entende-se aeronavegabilidade continuada como sendo a manutenabilidade dos níveis de segurança obtidos durante o processo de certificação de um produto aeronáutico. Neste trabalho, são apresentados os requisitos relativos à comunicação de ocorrências contidas nos regulamentos de aeronavegabilidade, assim como nos regulamentos operacionais; uma vez que tais dados constituem o modelo atual. Buscando sintonia e adesão aos novos conceitos de gerenciamento de segurança operacional proposto pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), propõe-se um novo modelo para comunicação de ocorrências aeronáuticas, que visa à melhoria da integridade do produto, das operações e da manutenção. Por fim, através do modelo proposto, busca-se integrar os diversos elos que compõem a aviação civil brasileira, uma vez que através deste; podem ser obtidos parâmetros indicativos de apoio a vigilância.
Buscando sintonia e adesão aos novos conceitos de gerenciamento de segurança operacional proposto pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), propõe-se um novo modelo para comunicação de ocorrências aeronáuticas, que visa à melhoria da integridade do produto, das operações e da manutenção.
Por fim, através do modelo proposto, busca-se integrar os diversos elos que compõem a aviação civil brasileira, uma vez que através deste; podem ser obtidos parâmetros indicativos de apoio a vigilância.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFA Revista Conexão Sipaer está licenciada na Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.