PROPOSTA DE NORMATIZAÇÃO PARA O LINE ORIENTED FLIGHT TRAINING (LOFT) PARA OPERADORES REGULADOS PELO RBAC 121
Resumo
Ao final da década de 1970, iniciaram-se os primeiros esforços de treinamento das capacidades gerenciais das tripulações a fim de diminuir a incidência de acidentes aéreos devido ao erro humano. Os conceitos fundamentais de Fatores Humanos foram incorporados ao Cockpit Resource Management (CRM) para treinar membros de equipe a utilizarem efetivamente todos os recursos disponíveis em prol da segurança operacional. Da primeira geração do CRM até a atualidade, o Line Oriented Flight Training (LOFT) é a principal ferramenta para o aprimoramento das habilidades não técnicas, na visão da International Civil Aviation Organization (ICAO). Como um treinamento de CRM em simulador de voo, com ênfase em situações que envolvem comunicação, coordenação e liderança, o LOFT conta com variados normativos internacionais. No Brasil, o LOFT é realizado por empresas aéreas regulares, porém, verifica-se a necessidade de maior suporte normativo. A falta de diretrizes específicas para o desenvolvimento e aplicação deste treinamento motivou a escrita deste artigo, cujo objetivo é apresentar contribuições para a normatização do LOFT no cenário nacional, tendo por base a análise documental de duas diretrizes estrangeiras de referência.
Palavras-chave
LOFT 1. Fatores Humanos 2. Erro Humano 3. Gerenciamento 4. CRM 5. Facilitação 6. Cenários 7. Qualificação 8. Segurança de Voo 9. Diretrizes 10.
Texto completo:
PDFA Revista Conexão Sipaer está licenciada na Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
ISSN: 2176-7777