CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE LÂMINA D’ÁGUA EM PISTAS DE POUSO E DECOLAGEM DE AEROPORTOS
Resumo
Devido à existência de uma lâmina d’água sobre o pavimento de uma pista de pouso e decolagem - PPD, uma aeronave que trafega em PPD nessas condições pode estar sujeita ao fenômeno conhecido como hidroplanagem que consiste, basicamente, da perda de contato entre o pneu e o pavimento. A International Civil Aviation Organization – ICAO bem como a regulamentação brasileira estabelecem que ações corretivas devem ser executadas quando há acúmulo de água de aproximadamente 3 mm, que é tida como a profundidade crítica de hidroplanagem. A regulamentação brasileira permite a medição da lâmina d’água em PPD por meio de qualquer equipamento que seja móvel, tenha precisão milimétrica e capacidade de medida de até 10 mm. Nesse sentido, os equipamentos existentes atualmente só permitem a realização de medidas pontuais, o que não satisfaz aos requisitos da ICAO. Outra possibilidade é a estimativa da profundidade da lâmina d’água por meio de métodos empíricos e analíticos apresentados neste trabalho. Diante da dificuldade de se fabricar um equipamento adequado para medir altura de camadas de água sobre PPD ou de se estabelecer equações baseadas nas leis universais da hidráulica, busca-se trabalhar de forma proativa visando garantir as condições de drenagem do pavimento, tópico também apresentado. Por fim, faz-se um panorama sobre os requisitos existentes sobre hidroplanagem na regulamentação nacional e internacional, bem como se avalia a necessidade de o Estado brasileiro definir requisitos quanto ao projeto, manutenção e aplicabilidade de tratamentos superficiais, similarmente ao que é feito pelo órgão regulador da aviação americana.
Palavras-chave
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