REPORTE DE INCURSÕES EM PISTA E SEUS FATORES CONTRIBUINTES: DESENVOLVENDO UM RELPREV EM CONFORMIDADE COM O DOC ICAO 4444
Resumo
A participação ativa daqueles trabalhadores que estão em contato direto com o perigo é de fundamental importância para uma correta identificação dos riscos existentes no ambiente operacional. Pilotos, controladores de tráfego aéreo, pedestres e motoristas que circulam pelas pistas de pouso e decolagem representam a linha de frente no combate às incursões em pista e constituem, portanto, a principal fonte de informação quanto às condições inseguras que contribuem para esse tipo de ocorrência. Tendo por base o que preconiza a emenda 2 ao DOC PANS-ATM 4444 da Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO), apresenta-se, neste trabalho, a proposta de um relatório de prevenção (RELPREV) especificamente desenvolvido para o reporte de incursões em pista no Brasil. Para a construção da ferramenta, utilizou-se como referencial a ficha CENIPA 15 online, o Initial Runway Incursion Notification Form, o Runway Incursion Causal Factors Identification Form e os programas RISC Calculator e ARIA. Como resultado, o estudo oferece um instrumento de reporte simples, rápido e fácil de preencher, que proporcionará maior detalhamento de informações, velocidade e segurança na transmissão de dados sobre incursão em pista no país.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFA Revista Conexão Sipaer está licenciada na Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.