MONITORAMENTO AÉREO DE TRÂNSITO: O PRAZER DE VOAR E A ARTE DE SE MANTER VIVO
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo conhecer a psicodinâmica do trabalho da Unidade de Operações Aéreas do DETRAN, que trabalha com monitoramento aéreo de trânsito. Para isso, baseou-se nos princípios teórico-metodológicos da psicodinâmica do trabalho, que descreve a organização do trabalho e busca identificar e analisar as vivências de prazer e de sofrimento, a mobilização subjetiva, a inteligência prática, a cooperação, o reconhecimento e as defesas coletivas. O método visa compreender os aspectos subjetivos do trabalho a partir de uma discussão realizada num espaço aberto à deliberação. Participaram das sessões dez agentes de trânsito e duas técnicas de trânsito. Foram 10 sessões que tiveram a média de uma hora e meia. A análise de dados foi feita de acordo com a Análise Clínica do Trabalho proposta por Mendes e Araújo (2011). Os resultados indicam que a escolha de ser piloto é consciente e coerente com os interesses e necessidades pessoais. O piloto precisa ter motivação, que é condição para o trabalho aéreo, que é visto como fonte de prazer, de reconhecimento e de equilíbrio psíquico. As normas e controles acabam se incorporando à vida da tripulação, que repete fora do trabalho o que se adquiriu com a profissão. Há deslocamento do poder entre o chefe do grupo e o comandante do helicóptero. O trabalho é executado de forma coletiva e, divido a isso, a relação de confiança no outro e a cooperação são questões de sobrevivência. Diante disso, criam regras de convivência para desempenhar melhor o trabalho.
Palavras-chave
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