A AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E O ACIDENTE AERONÁUTICO: EXISTE UMA RELAÇÃO?
Resumo
Este estudo parte do questionamento dos psicólogos envolvidos no processo de avaliação psicológica para Junta de Saúde e na Investigação dos Fatores Humanos Psicológicos contribuintes para os acidentes aeronáuticos na região Nordeste do Brasil. Existe uma correlação entre os resultados da avaliação psicológica de pilotos e a contribuição psicológica individual nos acidentes aeronáuticos? Nosso objetivo foi tentar mostrar que sim, existe uma relação! Justifica-se um trabalho como esse, na medida em que buscamos as contribuições que a investigação do fator humano psicológico dos acidentes pode oferecer ao processo de avaliação psicológica e vice-versa. Foram coletados e comparados dados dos resultados dos testes de avaliação psicológica aplicados em pilotos civis e militares, que se submeteram a Junta de Saúde para obtenção e revalidação de Certificado Médico Aeronáutico (CMA) no Hospital de Aeronáutica do Recife com os dados dos fatores contribuintes psicológicos individuais mais observados nas investigações dos acidentes investigados pelo SERIPA 2. O período observado foi de janeiro de 2008 a junho de 2012 e a metodologia utilizada foi a de pesquisa descritiva, com dados quantitativos e qualitativos. A análise quantitativa e qualitativa dos dados comparativos mostrou que: a análise dos fatores humanos contribuintes psicológicos de acidentes aeronáuticos pode contribuir para uma avaliação psicológica mais específica, englobando ou enfatizando dados que não são contemplados atualmente na testagem utilizada; houve um aumento considerável do número de pilotos que requisitaram certificado médico aeronáutico inicial nos anos de 2011 e 2012, como também no número de reavaliações por acidentes ou incidentes graves, indicando aumento de ocorrências na Região Nordeste; a média geral de idade dos pilotos avaliados entre 2008 e 2012 é de aproximadamente 35 anos. Em contrapartida, a média de idade dos pilotos envolvidos em acidentes ou incidentes é de 44 anos; existe uma correlação entre o tempo de experiência do piloto e dados observados nas investigações dos aspectos psicológicos, entre estes, atitudes assumidas pelos pilotos, como descaso de operações e normas e excesso de confiança, sendo os contribuintes com índice mais elevados; Em termos de desempenho nos testes, os pilotos civis apresentam menor qualidade de resultados em relação aos pilotos militares; houve um aumento considerável em alguns fatores contribuintes psicológicos que se tornam relevantes na análise do resultado desse estudo: A percepção/atenção, a memória, e o estresse nos anos de 2010, 2011 e 2012 e; o fator seleção de pessoal aparece como dado a ser mais bem investigado nas análises dos fatores psicológicos contribuinte nos acidentes aeronáuticos. Uma vez que começa a aparecer como fator contribuinte organizacional em acidentes no último ano pesquisado. O estudo concluiu a importância do processo de avaliação psicológica de pilotos como ferramenta de prevenção a acidentes aeronáuticos. Melhorar o modelo das avaliações através da realização de estudos pode contribuir para: redefinir as baterias de testes a serem utilizados, considerando estudos baseados nas investigações de acidentes aeronáuticos; integrar as equipes de psicologia que trabalham tanto na área de avaliação psicológica quanto nas investigações de acidentes e incidentes aeronáuticos.
Palavras-chave
Avaliação psicológica; Acidentes Aeronáuticos; Ferramenta de Prevenção.
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ISSN: 2176-7777