Decisões Rápidas em Emergências na Aeronave Bandeirante: Pouso com Perda de Potência em um dos Motores

Luiz Maurício de Andrade da Silva, Paulo Roberto Ferrari

Resumo


Tomando como estudo de caso o acidente ocorrido em Jundiaí, SP, envolvendo uma aeronave King Air, o presente trabalho discute – sob os prismas (i) das árvores de decisão rápidas e simples, e; (ii) da elaboração de mapas conceituais – os procedimentos mais recomendados para pouso em emergência com perda de potência em um dos motores em aeronaves bimotores. Discute ainda as vantagens que o uso disseminado de árvores de decisão mais simples, conjugadas com o uso dos mapas conceituais, poderia oferecer ao emprego atual que se faz, na aviação, dos chamados checklists. O objetivo principal do artigo é aperfeiçoar as operações em aeronaves Bandeirante, uma vez que as mesmas, além de serem propulsadas por dois motores, se encontram em uso na Academia da Força Aérea (AFA). Ainda, como objetivo específico, pretende-se contribuir com o aumento da segurança nas operações das aeronaves bimotores utilizadas na aviação civil.

Palavras-chave


Segurança de voo. Mapas conceituais. Uso de checklists.

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ISSN: 2176-7777
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