Relação entre resíduo sólido urbano e urubus-de-cabeça-preta (Coragyps atratus): um perigo para as aeronaves no Aeroporto de Ilhéus (SBIL)
Resumo
Os urubus-de-cabeça-preta (Coragyps atratus) têm sido uma das espécies com maior incidência de colisões com aeronaves no Brasil. Este estudo investigou a relação entre as atividades com potencial de atração de aves e a presença de urubus no entorno do Aeroporto de Ilhéus, Bahia, Brasil. Entre janeiro e dezembro de 2006 foram realizados censos semanais em nove pontos que apresentavam diferentes tipos de uso do solo. O número de urubus foi positivamente correlacionado com a quantidade de resíduos sólidos existentes no local. Os locais onde foram observadas as maiores quantidades de aves foram o matadouro, o mercado central, o porto e o vazadouro de lixo, representando assim focos atrativos dessa espécie. Como a presença de focos atrativos nas proximidades de aeródromos causa grande risco às aeronaves, os resultados obtidos neste estudo demonstram que as atividades que aumentam a oferta de alimento devem ser bem reguladas e melhor executadas, evitando que os resíduos sólidos fiquem expostos e facilmente acessados pelos urubus na Área de Segurança Aeroportuária (ASA) dos aeródromos.
Texto completo:
PDFA Revista Conexão Sipaer está licenciada na Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.