A Contribuição da Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade no Cumprimento dos Requisitos de Aeronavegabilidade Estabelecidos na Aviação Civil
Resumo
O processo de certificação de produção conduzido pela Autoridade de Aviação Civil (AAC), no Brasil representada pela ANAC, tem a finalidade de contribuir para a segurança de voo por meio da verificação da conformidade do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) implementado com os requisitos de aeronavegabilidade exigidos nos regulamentos e manuais. Não resta dúvida que, nos últimos anos, as certificações de terceira parte baseadas nas normas NBR ISO 9001, ou equivalentes do setor aeroespacial como, por exemplo, SAE AS 9100 e ABNT NBR 15100, trouxeram grande contribuição para o setor. Neste contexto, torna-se fundamental que autoridades, fabricantes e certificadoras de terceira parte conheçam com mais detalhes o trabalho desenvolvido por cada um deles, seus diferentes propósitos, formas de abordagens e como cada um pode contribuir para a melhoria do SGQ e, conseqüentemente, para a segurança de voo. Este artigo tem a finalidade de nivelar conceitos de SGQ, certificação e aeronavegabilidade mostrando as principais diferenças entre uma certificação de produção desenvolvida por uma AAC e uma certificação de terceira parte baseada na ABNT NBR 15100, além de esclarecer também, as diferentes formas de abordagem entre elas.
Palavras-chave
Certificação. Vigilância. Aeronavegabilidade. Segurança de Voo.
Texto completo:
PDFA Revista Conexão Sipaer está licenciada na Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
ISSN: 2176-7777