Demandas e Condicionantes para Efetivação da Busca Eletrônica com o Radar SAR na FAB

Breno Ricardo de Araújo Leite

Resumo


O mês de junho de 2009 entrou para a história da Força Aérea Brasileira (FAB), pois na madrugada do dia primeiro, o fatídico voo da empresa Air France, de número 447 (AF 447), caiu no Oceano Atlântico, dando início à maior missão de busca já realizada pela FAB e à primeira utilização, com essa finalidade, do Radar de Abertura Sintética (SAR) do R-99. Entretanto, passados mais sete anos do acidente, as lições aprendidas com o evento não se traduziram em modificações nos manuais de Busca e Salvamento, tampouco os manuais da aeronave R-99 refletem os ensinamentos e as técnicas aperfeiçoadas durante a operação. O objetivo desse trabalho é, portanto, identificar as demandas relacionadas com a utilização do SAR do R-99 em ambiente marítimo e as condicionantes que têm impedido a FAB de efetivar essa ferramenta. A metodologia utilizada no trabalho é a pesquisa bibliográfica e documental, tanto em temas ligados diretamente ao acidente do AF-447, bem como sobre iniciativas de outros países no emprego do SAR em proveito da Busca e Salvamento. Os dados levantados na pesquisa apontaram que existem estudos em diversas nações visando à utilização do SAR em missões de Busca e Salvamento e que a FAB dispõe da motivação, das justificativas e dos meios necessários para sua efetivação, bastando concretizar alguns procedimentos, previstos em legislação, além de outros identificados nesse estudo. Esse trabalho é de extrema relevância, pois esclarece o caminho para a implementação de profundas modificações na missão de Busca e Salvamento, conduzindo-a para um novo patamar: a Busca Eletrônica, que poderá refletir maior chance de resgate de vítimas de acidente aéreo no mar, além de recuperação de componentes da aeronave acidentada, de modo a facilitar as investigações e contribuir com a adoção de novas medidas de segurança para a atividade aérea.

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ISSN: 2176-7777
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