Considerações sobre o Emprego de Aeronaves de Asa Fixa com Elevado Alongamento sob Condições de Turbulência
Resumo
Uma solução para a redução de efeitos de ponta de asa em aviões é obtida adotando-se projetos cujas asas apresentem acentuado nível de esbeltez. Porém, o trade-off aceito para essa solução é o aumento da sensibilidade da aeronave quando submetida a variações repentinas de ângulo de ataque [AoA]. Neste artigo, serão apresentados alguns aspectos técnicos obtidos de literatura especializada, que ensejarão a modelagem de um “problema de brinquedo” (do inglês, toy problem). A partir da compreensão dessa modelagem simplificada, buscar-se-á a associação dos resultados com os fatos de um acidente real, cujas informações não oficiais sobre as prováveis hipóteses do infortúnio estão disponíveis na rede mundial de computadores (internet). O objetivo da discussão é elevar o nível de atenção do operador de aeronaves com tais características de engenharia, quando operando em atmosferas turbulentas.
Palavras-chave
Alongamento. Turbulência. Acidente. Sherpa. Amazônia.
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ISSN: 2176-7777