Gerenciamento do estresse em incidente crítico: sua importância para a navegação aérea e aeroportos
Resumo
O Critical Incident Stress Management (CISM) na aviação constitui um programa de gerenciamento do estresse em vítimas de acidentes e incidentes aeronáuticos: passageiros, tripulantes, controladores de tráfego aéreo, entre outros. Com o aumento do volume de tráfego aéreo e do crescimento do índice de acidentes aéreos a nível mundial, relatórios de investigação demonstram que os fatores humanos têm sido um considerável fator contribuinte para tais eventos catastróficos. Os principais protagonistas das organizações de aviação, aeroportos, empresas aéreas e órgãos de controle do espaço aéreo encontram no CISM ferramentas práticas para lidar com o incidente crítico. Através do conceito e breve histórico do programa, são apresentados estrutura, procedimentos e benefícios do CISM. É também descrita a abordagem do CISM num caso emblemático na aviação. Por último, apresenta-se sua relação estratégica com a navegação aérea e aeroportos, considerando serem centros de operações dos serviços aéreos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFA Revista Conexão Sipaer está licenciada na Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.