Avaliação econômica do Programa de Manutenção de Aeronaves Comerciais por meio de escalonamento dos intervalos de inspeções
Resumo
O custo do ciclo de vida é o somatório de todos os custos recorrentes e não recorrentes aplicáveis a um produto, bem, serviço, estrutura ou sistema, durante toda a sua vida útil ou por um período definido de tempo. Os custos de operação das aeronaves comerciais envolvem os custos diretos e indiretos. Os custos diretos são os relacionados com tripulação, combustível, óleo, depreciação, locação (leasing), seguro e manutenção. Os custos indiretos são compostos de taxas de operação, serviços de cabine, emissão de passagens e administração. Os custos de manutenção, que representam cerca de 12,8% do custo do ciclo de vida de uma aeronave, estão diretamente relacionados aos atrasos e aos cancelamentos de operação das aeronaves, à otimização do programa de manutenção e modificações das aeronaves, por meio dos boletins de serviço. A maioria das decisões para as modificações e a otimização do programa de manutenção são tomadas pelo operador corroba para cumprir os requisitos de aeronavegabilidade ou operacionais. Esse cenário pode ser melhorado se a quantificação do investimento e a economia obtida com as modificações realizadas nas aeronaves forem replanejadas, junto com a otimização do programa de manutenção. Nesse contexto, uma metodologia foi adaptada para as características operacionais brasileiras, com base na estatística, para otimizar as tarefas do programa de manutenção e analisar os custos de manutenção de aeronaves por meio do escalonamento das tarefas. Os resultados obtidos permitem concluir que existe um potencial significativo para aumento da oportunidade de receita, com a otimização do programa de manutenção das aeronaves por meio de escalonamento das inspeções.
Palavras-chave
Manutenção de aeronaves. Confiabilidade. Programa de Manutenção. Boletins de serviço. Custo em aviação.
Texto completo:
PDFA Revista Conexão Sipaer está licenciada na Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
ISSN: 2176-7777