Avaliação econômica do Programa de Manutenção de Aeronaves Comerciais por meio de escalonamento dos intervalos de inspeções

Jonas Vieira Andrade Junior, José Helvécio Martins, Wanyr Romero Ferreira, Alan Kardek Rêgo Segundo

Resumo


O custo do ciclo de vida é o somatório de todos os custos recorrentes e não recorrentes aplicáveis a um produto, bem, serviço, estrutura ou sistema, durante toda a sua vida útil ou por um período definido de tempo. Os custos de operação das aeronaves comerciais envolvem os custos diretos e indiretos. Os custos diretos são os relacionados com tripulação, combustível, óleo, depreciação, locação (leasing), seguro e manutenção. Os custos indiretos são compostos de taxas de operação, serviços de cabine, emissão de passagens e administração. Os custos de manutenção, que representam cerca de 12,8% do custo do ciclo de vida de uma aeronave, estão diretamente relacionados aos atrasos e aos cancelamentos de operação das aeronaves, à otimização do programa de manutenção e modificações das aeronaves, por meio dos boletins de serviço. A maioria das decisões para as modificações e a otimização do programa de manutenção são tomadas pelo operador corroba para cumprir os requisitos de aeronavegabilidade ou operacionais. Esse cenário pode ser melhorado se a quantificação do investimento e a economia obtida com as modificações realizadas nas aeronaves forem replanejadas, junto com a otimização do programa de manutenção. Nesse contexto, uma metodologia foi adaptada para as características operacionais brasileiras, com base na estatística, para otimizar as tarefas do programa de manutenção e analisar os custos de manutenção de aeronaves por meio do escalonamento das tarefas. Os resultados obtidos permitem concluir que existe um potencial significativo para aumento da oportunidade de receita, com a otimização do programa de manutenção das aeronaves por meio de escalonamento das inspeções.

Palavras-chave


Manutenção de aeronaves. Confiabilidade. Programa de Manutenção. Boletins de serviço. Custo em aviação.

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ISSN: 2176-7777
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