A FORMAÇÃO DE AVIADORES NO BRASIL (E NO MUNDO): O STATUS QUO E A NECESSIDADE DE MUDANÇA DO PARADIGMA VIGENTE
Resumo
A capacidade técnica profissional e a formação acadêmica superior são contextualizadas para o caso dos aviadores, sendo relacionadas a uma questão epistemológica. São discutidos os significados dos termos “aeronáutica” e “aviação” através da análise de diversos usos observados, sendo propostas definições para os mesmos. É mostrada a evolução do perfil das pessoas envolvidas com a aeronáutica iniciando com os pesquisadores teóricos e os precursores da aviação até o surgimento dos profissionais atuais. A diferenciação entre a ciência e a técnica da aviação é uma questão chave que influencia o paradigma de formação dos novos profissionais. Pilotos de ensaios em voo e investigadores de acidentes aeronáuticos são alinhados aos médicos, engenheiros e psicólogos aeronáuticos como desenvolvedores da ciência aeronáutica em oposição aos aviadores que meramente executam a técnica de pilotagem. O estudo epistemológico da tecnociência mostra que as ferramentas da pesquisa científica são fundamentais para o desenvolvimento da atividade técnica determinando a necessidade da mudança do paradigma de formação dos aviadores civis ora vigente.
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