Importância do conhecimento e treinamento da desorientação espacial na formação aeronáutica dos pilotos da aviação civil
Resumo
O presente artigo busca por meio de estudos históricos de acidentes aeronáuticos e pesquisas bibliográficas, conscientizar a comunidade aeronáutica da importância da abordagem do conhecimento relativo à desorientação espacial na formação de novos pilotos. Mesmo que de forma teórica, o objetivo é despertar no indivíduo a curiosidade por esse assunto que, apesar de anos de evolução e desenvolvimento tecnológico do meio aeronáutico, ainda hoje causa inúmeras fatalidades ao redor do mundo. Caracterizada pela perda de controle em voo por falta de referências visuais externas na operação aérea, a desorientação espacial pode muitas vezes ser evitada caso o treinamento para reconhecer os cenários mais propensos à sua concepção forem previamente estudados. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o fenômeno desorientação espacial e sua relação com a formação de novos profissionais, estudos de caso e de relatórios finais de acidentes envolvendo tal ciência. Assim, espera-se que este trabalho contribua e agregue conhecimento, para que tenhamos pilotos cada vez mais bem formados, de maneira segura e com a necessária conscientização da importância da prevenção de acidentes como ferramenta indispensável ao desenvolvimento da aviação.
Palavras-chave
1. Desorientação Espacial. 2. Perda de Controle em Voo. 3. Treinamento Teórico. 4. CENIPA. 5. Aviação. 6. Gerenciamento de risco.
Texto completo:
PDFA Revista Conexão Sipaer está licenciada na Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
ISSN: 2176-7777