Sistemas baseados na vigilância de superfície de aeroportos para a prevenção de incursão em pista: impactos para a segurança operacional na aviação civil
Resumo
As incursões em pista são eventos que envolvem o ingresso inapropriado de aeronaves, veículos ou pessoas em uma pista de pouso e decolagem. Trata-se de uma séria ameaça à segurança operacional da aviação civil dado o potencial catastrófico de suas ocorrências. Para lidar com tal fenômeno, a comunidade aeronáutica tem visado defesas tecnológicas que, a partir do princípio de vigilância de superfície, são capazes de oferecer informações e alertas úteis aos pilotos, controladores e motoristas de aeroportos nos momentos e locais em que uma incursão pode ocorrer. Dessa maneira, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar os impactos para a segurança operacional na aviação civil com a implementação de sistemas baseados na vigilância de superfície de aeroportos para a prevenção de incursão em pista. Com relação aos métodos científicos, a pesquisa possui uma natureza básica, com uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e quanto aos procedimentos é bibliográfica e documental. O estudo evidenciou que a tecnologia baseada em vigilância é capaz de evitar vários cenários que causam incursões através do fornecimento do status de ocupação de uma pista diretamente aos pilotos e motoristas ou a partir da detecção de conflitos e emissão de alertas aos controladores de tráfego aéreo. Conclui-se que tais mecanismos representam uma defesa robusta para o erro humano e a exploração de suas potencialidades é capaz de trazer ganhos consideráveis para a segurança operacional da aviação civil, contribuindo para torná-la mais preparada para lidar com as ameaças que a permeiam.
Palavras-chave
1. Segurança Operacional. 2. Aviação Civil. 3. Tecnologia. 4. Ocupação de pista. 5. Pilotos.
Texto completo:
PDFA Revista Conexão Sipaer está licenciada na Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
ISSN: 2176-7777